Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Prefeitura de Parintins certifica com SIM agroindústria artesanal de carnes e derivados

A Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) entregou a licença ao proprietário da charcutaria, Samarone Moura.

A Prefeitura de Parintins renovou por um ano a Licença Municipal de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal da Charcutaria S.M, em funcionamento na Avenida Armando Prado, Centro. A agroindústria artesanal trabalha com beneficiamento, fabricação, armazenamento e comercialização de carnes e derivados. A Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) entregou a licença ao proprietário da charcutaria, Samarone Moura.

Charque, linguiças, carne de sol, arroz carreteiro, cafta e almôndegas são alimentos goumertizados, produzidos pela agroindústria artesanal que conta com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) expedido pela Prefeitura de Parintins desde o ano de 2020. O titular da Sempa, Tião Teixeira, afirma que o empreendimento atendeu aos requisitos da Lei Municipal do SIM, chefiado pela médica veterinária Huanna Pontes, para receber a nova certificação.

Samarone Moura ressalta a importância da população consumir produtos inspecionados, com origem e controle de qualidade. A agroindústria aposta em um novo conceito de embutidos com linguiça de carneiro no vinho, frango com bacon e azeitonas, linguiça cuiabana (descansada no leite, envasada com queijo coalho), linguiça de porco maturada na cerveja, apimentada. “Inovamos nas receitas e oferecemos algo diferente aos clientes”, garante.

Turismo gastronômico

A Charcutaria S.M assegura aos turistas que vêm conhecer Parintins uma segurança muito maior e tranquilidade com alimentos manipulados adequadamente, de acordo com as normas de boas práticas acompanhadas por um profissional. Samarone Moura explica que a palavra charcutaria deriva do francês e significa conservação de produtos de carnes. “A charcutaria deu esse pontapé gourmetizando aquilo que o parintinense gosta”, enfatiza.

 

Fotos: Gerlean Brasil

Secom Parintins

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

..