Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Prefeitura de Parintins prepara homenagem em alusão ao dia mundial do autista

Para o dia mundial da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a prefeitura de Parintins prepara programação para ser realizada no dia 2 de abril com uma tarde recreativa às 15h (local a ser definido). No dia 1°, porém, ocorrerá uma palestra às 18h30 no Centro do Idoso Pastor Lessa, bairro Itaúna II. Em reunião nesta quarta-feira (27), comandada pela secretária da Semasth Zeila Cardoso, no auditório do CREAS, foram discutidos assuntos referentes à programação e, também, demais atividades de apoio ao autista.

O projeto da hidroterapia como alternativa para o desenvolvimento neuropsicomotor e social direcionado a crianças e adolescentes com TEA, esteve na pauta de discussão, como também, a emissão da carteira do autista. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), será a responsável pela emissão do documento. A partir desta quinta-feira (28), duas funcionárias da Semasth irão atender os interessados em solicitar a carteira do autista.

Os pais irão preencher um formulário e terão que levar documentos dos filhos como: laudo médico, certidão de nascimento, cartão do SUS, CPF (se tiver), comprovante de residência, telefone para contato e duas fotos 3X4. Para os pais ou responsáveis, são exigidos RG, CPF, Comprovante de Residência e telefone de contato. A reunião desta quarta-feira ocorreu com os pais de crianças e adolescentes autistas. O secretário de educação de Parintins, João Costa, participou. Parintins tem 53 alunos com autismo matriculados na rede pública de ensino.

O TEA é caracterizado por déficits na comunicação, na interação social e interesses restritos para atividades diárias. A pessoa autista apresenta comportamentos repetitivos, estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades as quais interferem no desenvolvimento físico e psicológico.

Aroldo Bruce/Secom Parintins

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.