Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Quilombolas e ribeirinhos de Barreirinha começam a receber segunda dose de vacina da Covid-19

Até esta quarta-feira (7), o vacinômetro de Barreirinha registrava 21.949 doses aplicadas, sendo 17.098 na primeira dose e 4.851 na segunda dose.

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), avança com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 no município. Nesta terça-feira (6) quilombolas de 18 a 59 anos e ribeirinhos de 35 a 59 anos das Comunidades São Pedro e Trindade, no rio Andirá, receberam a segunda dose do imunizante.

Até esta quarta-feira (7), o vacinômetro de Barreirinha registrava 21.949 doses aplicadas, sendo 17.098 na primeira dose e 4.851 na segunda dose. “A expansão da vacinação no município é a alternativa de esperança na luta pelo fim da pandemia, sabemos que só uma dose não garante a proteção completa e por isso, peço a todos os conterrâneos que quando chegar a hora de tomar a segunda dose, compareça aos postos de vacinação pois, só assim iremos fazer os índices de internações e novos contágios por coronavírus caírem”, disse o prefeito Glenio Seixas.

A moradora da Comunidade Trindade, Jocicleia Cabral, 38 anos, falou da felicidade em receber a segunda dose. “Agora já posso andar tranquila na cidade, a segunda dose faz a gente ficar sem aquela grande preocupação, por isso estou muito satisfeita e agora 100% vacinada”, destaca.

A segunda dose é um alívio para os moradores da comunidade São Pedro, como ressalta o morador Jorge Santarém, 45 anos, após receber a segunda dose da vacina. “A maior satisfação do nosso povo quilombola é que a gente já tomou a segunda dose, enquanto muitas comunidades ainda não tiveram essa oportunidade e se caso a gente pegue o vírus, não teremos sintomas fortes”.

O cronograma de vacinação da segunda dose para quilombolas de 18 a 59 anos e ribeirinhos de 35 a 59 anos do Rio Andirá segue até o dia 14 de julho, em seguida a Semsa vai disponibilizar novo cronograma para as demais localidades. Vale ressaltar que para a vacina fazer efeito, as duas doses devem ser tomadas. A orientação das autoridades de saúde para as pessoas que já tomaram as duas doses de vacina contra a Covid-19, é que sejam mantidos os protocolos como: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, evitando aglomerações.

 

Decom da PMB

Foto: Divulgação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.