Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Saullo Vianna destaca desenvolvimento do interior com instalação da Universidade Federal do Baixo e Médio Amazonas

A criação da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas, que terá sede em Parintins, é defendida pelo deputado Saullo Vianna (PPS). O parlamentar participou de evento realizado no município para tratar do assunto e enumerou as vantagens socioeconômicas que a implantação da instituição vai trazer para população daquela região.

A Audiência Pública, de iniciativa da Câmara Municipal de Parintins, reuniu além de políticos, profissionais da Educação, classe acadêmica local e sociedade civil organizada, na última sexta-feira (1o.)

“É uma proposta viável, a implantação da UFEMBAM. Com a criação de novas universidades federais no nosso Estado, tanto a do Baixo e Médio Amazonas, como também a do Médio e Alto Solimões, que vai ter sede em Benjamin Constant, nós vamos conseguir ampliar investimentos nas áreas de Ciência e Tecnologia, e consequentemente, iremos ganhar muito também em inclusão social, além de potencializar o crescimento do nosso capital intelectual no interior”, destacou.

Saullo salientou que, a partir da instalação da UFEMBAM em Parintins, estudantes dos municípios vizinhos do Amazonas e também do Pará vão ter a oportunidade de fazer curso superior, sem financeira que a maioria das famílias enfrenta quando os filhos se mudam para Manaus com o objetivo de fazer uma graduação.

“A criação de novas instituições federais no nosso Estado dá oportunidade para que cada vez mais pessoas tenham acesso a um curso superior sem ter que abandonar suas cidades, comprometendo o orçamento familiar, em busca do sonho de ter um diploma. O índice de evasão é muito grande, porque muitos desistem justamente pelas dificuldades que enfrentam ao encarar o desafio de se mudar para capital com objetivo de concluir um curso superior.”

Além da zona rural de Parintins, a UFEMBAM vai contemplar estudantes dos municípios do entorno, como Barreirinha, Nhamundá, Maués e também Terra Santa, Faro e Juriti, municípios do Pará.

Sobre a criação da UFEMBAM

O Governo Federal, por meio do Projeto de Lei 11.279/2019, cria as Universidades Federais do Alto e Médio Solimões e Baixo e Médio Amazonas. Com sede em Parintins, a UFEMBAM vai disponibilizar cursos nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia. No polo do Médio Amazonas, a sede será em Itacoatiara e os cursos disponíveis serão nas áreas de Tecnologia e Ciências Exatas.

Para o deputado Saullo Vianna, ouvir todos os segmentos e buscar alinhar diálogo vão ajudar a consolidar a UFEMBAM, principalmente, no que diz respeito às questões da autonomia financeira e acadêmica.

“Teremos a oportunidade de decidir quais cursos iremos disponibilizar, dando prioridade para cursos que sejam aptidão do município, e garantir aos alunos que moram na região, estudem cursos que serão úteis para estes profissionais não precisem mudar de cidade atrás de oportunidade de emprego”, concluiu.

Assessoria do Deputado

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.