Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Sedema Parintins promove campanha educativa nas praias e disponibiliza sacolas para recolhimento do lixo

A orientação básica é não jogar lixo nas praias, independentemente da sua composição, seja plástico, alumínio, garrafas ou orgânico.

A campanha “A Praia é Nossa, o Lixo é Seu, promovida pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Sedema, foi intensificada no final de semana com ações previstas no calendário ambiental nas praias do lago do Zé Açu e Uaicurapá.

Equipes da Sedema e Brigada Florestal, sob a coordenação do secretário Alzenilson Aquino, promoveram conscientização dos banhistas e fixação de placas educativas para sensibilizar os frequentadores a recolherem os resíduos após os passeios.

Nas placas, a Sedema instalou um porta sacolas com dispenser, onde os banhistas podem sacar sacos gratuitamente para recolher o lixo. Nas Marinas da cidade, de onde partem a maioria das lanchas, equipes também distribuem sacos plásticos nos finais de semana.

A orientação básica é não jogar lixo nas praias, independentemente da sua composição, seja plástico, alumínio, garrafas ou orgânico. Além dessa atitude, é importante recolher lixo como uma simples embalagem de salgadinho ou tampinha de garrafa, trazendo para dar a destinação correta dos resíduos.

Alzenilson Aquino destacou o lado positivo da campanha educativa que já contabiliza bons resultados nas praias do Zé Açu. “Verificamos que as praias estão limpas no Zé Açu, os próprios moradores e proprietários de balneários estão cuidando das praias”, ressaltou.
Já nas praias do Uaicurapá, onde mais de 15 barcos e 25 lanchas estavam presentes no domingo, 25, ainda foram encontrados resíduos como latinhas e garrafas de bebidas.
Também foi observado que as pessoas deixam sacolas de resíduos penduradas nas árvores, quando o correto é trazer o lixo coletado para ser destinado ao aterro controlado.

“Precisamos preservar e cuidar das praias. Ainda que não tenha sido você que deixou o lixo no local, recolha e faça sua parte. Dessa forma todos podem desfrutar das praias de areias branquíssimas que se estendem nas margens dos nossos rios e são um convite para um passeio”, finalizou Alzenilson.

 

Por Peta Cid

Foto: Divulgação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.