Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Sedema promove oficinas para fabricar vassouras ecológicas de garrafas PET

As oficinas que acontecem no horário de 18h às 21h são coordenadas pelo chefe de Departamento de Educação Ambiental, Inaldo Albuquerque, e pelo assessor técnico Tita Teixeira.

Fomentar a geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social e a conscientização ambiental estão entre as metas das oficinas de fabricação de vassouras de garrafas PET que serão realizadas desta segunda-feira (08) até a próxima sexta-feira, dia 12, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema).

Integrantes das escolas da rede municipal de ensino, Unidades Básicas de Saúde e Centros profissionais de Ensino (Senac) participam das atividades que fazem parte da primeira etapa do projeto de coleta seletiva que, por meio da reciclagem, pretende retirar do Aterro Sanitário a maior quantidade de resíduos sólidos.

As oficinas que acontecem no horário de 18h às 21h são coordenadas pelo chefe de Departamento de Educação Ambiental, Inaldo Albuquerque, e pelo assessor técnico Tita Teixeira.

Inaldo Albuquerque destaca que a fabricação se dá de forma simples e que está acessível a todos. Ele descreve que os participantes aprendem o passo a passo de todo o processo, começando pela higienização dos materiais utilizados, como pedaços de madeira, arruelas, parafusos e serra starrete.

Ele explica que o material da garrafa PET é um tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres. “Ele é um material muito utilizado como fibra sintética, matéria-prima de embalagens, e resina para engenharia, em combinação”, informa. “As oficinas oferecem oportunidade de trabalho e renda nas comunidades com vulnerabilidade social e contribuem no sustento dos envolvidos”, sustenta.

O assessor técnico Tita Teixeira informa que vassouras de material PET são mais resistentes que as comuns e podem durar até dois anos. “É dessa forma que vamos atender as necessidades da comunidade e contribuir para retirar o material plástico, especialmente as garrafas pet do meio ambiente. Assim promovemos a sustentabilidade”, comenta Tita Teixeira.
Os interessados em participar podem procurar a Sedema no Centro Multifuncional Casa do Produtor, Rua Itacoatiara S/N, Bairro São Vicente de Paula, entre as ruas Maués e Fausto Bulcão.

 

Secom

Foto: Peta Cid

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.