Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Sempa de Barreirinha realiza Diagnóstico Rural Participativo em comunidades do rio Andirá

Cerca de 70 pessoas das duas comunidades participaram de um Diagnóstico Rural Participativo, realizado entre os dias 10 e 12 de junho.

As comunidades São João do Massauari e Samaúma, ambas localizadas na região do rio Andirá, foram focos de intensas ações realizadas pela Prefeitura de Barreirinha, com intermédio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA), sobre o desenvolvimento daquela região por meio do babaçu.

Cerca de 70 pessoas das duas comunidades participaram de um Diagnóstico Rural Participativo, realizado entre os dias 10 e 12 de junho, com a atualização do Inventário Florestal sobre o Babaçu, espécie abundante na região dos rios Massauari e Ariaú.

O levantamento realizado é de vital importância e servirá como componente primordial para a construção de políticas públicas destinadas ao manejo da espécie. Além disso, foram realizadas oficinas de resgate cultural quanto ao uso dos produtos e subprodutos do babaçu, valorizando a importância alimentar, nutricional, industrial e a importância ecológica do fruto e da espécie.

O subsecretário e engenheiro agrônomo da Sempa, Rafael Koide, citou vários produtos e subprodutos oriundos do babaçu. “Quanto ao uso alimentar a farinha do mesocarpo do babaçu é rica em amido e em sais minerais como cálcio, potássio e fósforo, e é utilizada por parte dos moradores da região no preparo de mingaus, bolos, fritos, biscoitos entre outros. Já o óleo é rico em compostos láuricos muito apreciados pela indústria de cosméticos, higiene e limpeza, assim como em menor escala em substituição ao óleo de soja no preparo de comidas”, finaliza.

 

Decom da PMB

Fotos: Divulgação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.