Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Sempa Parintins identifica prioridades para montar plano de trabalho e atender assentados na Vila Amazônia

De acordo com o secretário Tião Teixeira, a ação de campo é uma estratégia do governo do prefeito Bi Garcia, com o objetivo de ouvir os anseios dos produtores e agricultores, encaminhar uma equipe técnica às propriedades, com a finalidade de identificar quem tem vocação para produzir e áreas com condições de receber os serviços públicos.

Preparação de áreas mecanizadas destinadas ao cultivo de frutas e mandioca, com o acompanhamento técnico, escoamento, melhorias de estrada, espaço ao agricultor para a comercialização da produção agrícola, regularização fundiária e ambiental. Essas foram as necessidades levantadas durante a primeira ação de campo realizada pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), no Projeto de Assentamento Vila Amazônia no dia 07 de abril.

Assentados de São José, São João, Peniel, Betel (Laguinho), Santo Antônio, Santa Luzia (Murituba), Colônia Independência e Nova Olinda fizeram encaminhamentos em reunião na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ao secretário de produção, Tião Teixeira, junto com o prefeito, em exercício, Mateus Assayag, subsecretário da Sempa, José Cursino, coordenador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Núcleo Parintins), Jeferson Macedo, vereador Afonso Caburi, e Coordenador Municipal de Transportes, Gracinaldo Cunha.

O encontro ocorrido no polo do Laguinho discutiu a continuidade da parceria entre a Prefeitura de Parintins e a Prefeitura de Juruti, para tratar de benefícios aos assentados na divisa do Amazonas com o Pará. O vereador de Juruti, Eraldo Albuquerque, natural do Paraná de Parintins, ex-presidente do Conselho dos Assentados da Gleba Vila Amazônia (COAGVA) e ex-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), se propôs a articular os encaminhamentos com a Prefeitura de Juruti.

De acordo com o secretário Tião Teixeira, a ação de campo é uma estratégia do governo do prefeito Bi Garcia, com o objetivo de ouvir os anseios dos produtores e agricultores, encaminhar uma equipe técnica às propriedades, com a finalidade de identificar quem tem vocação para produzir e áreas com condições de receber os serviços públicos. “O prefeito Bi Garcia busca mecanismos para fortalecer a nossa produção rural e o nosso trabalho é levar condições de trabalho aos que estão interessados no cultivo da terra”, enfatiza.

O titular da pasta enfatiza que, a partir desse diagnóstico, a secretaria monta um plano de trabalho para programação de atendimento aos produtores e agricultores. A equipe da Prefeitura de Parintins também visitou duas propriedades modelos de produção agrícola na Nova Olinda, a Unidade de Produção de Alevinos (UPA) na Colônia do Açaí, Fazenda Municipal Luiz Medeiros e casarão na comunidade Santa Maria de Vila Amazônia.

 

Fotos: Divulgação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.