Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Sempa solicita extensão das linhas de crédito da Afeam para ajudar produtores rurais de Barreirinha

A iniciativa do apelo aos setores responsáveis do setor agropecuário do Estado partiu do prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas.

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), encaminhou ao deputado estadual, Belarmino Lins, um documento solicitando a extensão das linhas de crédito da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para garantir aos pequenos e médios trabalhadores do setor primário que se dedicam a pecuária, a avicultura e a piscicultura, bem como a outras atividades do agronegócio e que, duramente tiveram prejuízos por conta da enchente, possam adquirir insumos para o atendimento das demandas urgentes da categoria.

A iniciativa do apelo aos setores responsáveis do setor agropecuário do Estado partiu do prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, que preocupado com o futuro da produção rural no munícipio e com a economia parcialmente comprometida por conta da enchente, afirma que o incentivo advindo das instituições credoras é um sinal de luz àqueles que tiveram grandes perdas na safra e na produção animal, por exemplo. “Já estávamos tendo saldo negativo na produção do município com os efeitos da pandemia, até que fomos pegos de surpresa com esta grande enchente, forçando os nossos produtores e criadores a tomarem medidas emergenciais para não terem perdas maiores, esperamos que o Estado olhe com carinho para nossa realidade e nos retorne com incentivos, pois é disso que precisamos para movimentar nossa economia”, enfatiza.

O secretário de Produção e Abastecimento, Kennedy Andrade, fala da iniciativa em encaminhar a solicitação ao deputado para que seja estudado a possibilidade de conceder anistia às dívidas acumuladas pelos pequenos e médios agricultores e criadores que tiveram prejuízos com a produção causados pela enchente. “Nós perdemos 100% da produção agrícola nas áreas de várzea, e baixas da terra firme, e também na pecuária, principalmente, nas pastagens, motivo que nos levou a encaminhar o ofício ao deputado, que atendeu a nossa demanda enviando aos órgãos competentes o requerimento para que nossa solicitação seja atendida e, consequentemente venha atender a população que tanto sofre nesse momento difícil que estamos passando”, destaca o secretário.

O deputado estadual, Belarmino Lins, enviou requerimento ao governador Wilson Lima, ao diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, além dos titulares da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Alex Del Giglio e Petrúcio Júnior, uma vez que a economia precisa ser incentivada nessas localidades, visto que centenas de famílias tiveram perdas significativas com o fenômeno natural acima do normal.

Em suas redes sociais, o deputado fala do requerimento encaminhado para atender as demandas urgentes dos respectivos segmentos. “Defendo que essa solicitação é mais do que justa, tendo em vista a lamentável situação dos pequenos e médios criadores de animais e demais produtores do setor primário, que tiveram suas atividades prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus, como pela grande enchente deste ano”, ressalta Lins.

 

Decom da PMB

Foto: Divulgação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.