Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Tião Teixeira acompanha impactos da enchente em Parintins e trabalho de resposta da Defesa Civil

Parintins encontra-se com a diferença de 40 centímetros em relação a marca histórica de 9 metros e 33 centímetros da maior enchente na Amazônia, em 2009. O índice da enchente 2019 do rio Amazonas, registra 8 metros e 93 centímetros, nesta sexta-feira, 31 de maio. Os dados preocupam o presidente da Câmara Municipal de Parintins, em Exercício, vereador Tião Teixeira (PTB), após acompanhar o andamento da construção de pontes provisórias na Rua Coronel Barreto Batista, no bairro São José Operário, e as dificuldades enfrentadas pelas famílias na Ponte Dom Ancângelo Cérqua, no Itaúna 01.

O parlamentar recebeu relatório do coordenador de Defesa Civil, Samuel Reis, sobre a execução do Plano de Enfrentamento à Enchente 2019 e pediu agilidade nas ações de resposta da Prefeitura de Parintins aos impactos sofridos pela população. “Apoiamos o trabalho da Defesa Civil desde as primeiras reuniões do comitê de enfrentamento com os órgãos envolvidos. Já visitamos os moradores em algumas áreas da cidade. Jamais, essa Casa Legislativa deixaria de atuar, nesse momento, para minimizar os danos e prejuízos causados pela enchente. Agimos para que as pessoas sejam atendidas”, declarou o vereador.

Samuel Reis informou que a Prefeitura de Parintins aguarda homologação de Decreto de Situação de Emergência, por parte da Defesa Civil do Estado do Amazonas, para atender as necessidades das famílias atingidas pela cheia 2019. O coordenador de Defesa Civil entregou um levantamento sobre a construção de pontes provisórias na zona urbana. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) executa o trabalho de reforma ou construção que vai chegar a 15 áreas na cidade. Toda a situação da enchente em Parintins é alimentada pela Defesa Civil no Sistema Nacional de Informação sobre Desastres (S2iD).

Gerlean Brasil – Assessoria da CMP

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.