Tião Teixeira solicita ao Incra Feira de Produtos Orgânicos para agricultores da Vila Amazônia

Ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o vereador Tião Teixeira (PTB) sugeriu a implantação de Feira de Produtos Orgânicos para beneficiar os agricultores familiares do Projeto de Assentamento Gleba de Vila Amazônia. A Indicação nº 50, encaminhada à Superintendência do Incra no Amazonas, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, na sessão da Câmara Municipal de Parintins, nesta segunda-feira, (10/06).

Presidente da Comissão de Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais, o parlamentar justificou a propositura, ao observar a carência de espaço para os assentados venderem produtos, entre eles frutas, hortaliças, artesanatos e alimentos com ingredientes orgânicos, diretamente ao consumidor, com preços acessíveis. Tião Teixeira afirmou que busca a ampliação da comercialização de produtos da agricultura familiar oriundos da Gleba Vila Amazônia.

O vereador apontou o crescimento da produção dos assentados, embora já sejam atendidos pelo programa #VemPraFeira, na Praça dos Bois, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), em parceria com a Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa). Isso motivou o vereador a recorrer à Divisão de Desenvolvimento de Produtos de Assentamentos do Incra para reivindicar a implantação da feira.
Conforme Tião Teixeira, a feira assegura a oferta de produtos à população, promove o consumo consciente e um modo de vida mais sustentável para atender à crescente demanda por esse tipo de alimento. O vereador ressaltou que trata-se de um espaço diferenciado, por estabelecer processo de confiança e um canal de comercialização vantajoso ao público, com a venda feita por agricultores, constituídos em Organismos de Controle Social (OCS).

Assessoria da Câmara Municipa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here