Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

UFAM Parintins vai instalar energia solar no Campus

Nessa primeira etapa, o atendimento será proporcional, mas, no futuro, a meta é que a Universidade seja inteiramente alimentada à base de energia solar.

A diretora do ICSEZ, professora Dra. Sandra Helena da Silva recebeu hoje (segunda-feira, 26 de abril), o lote com peças e painéis de energia solar para serem instalados no campus de Parintins. 

O investimento faz parte do projeto de uso de energia limpa, desenvolvido pela Ufam e coordenado pelo professor Eron Bezerra, da  Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) Manaus e que vai contemplar os Campi da universidade em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins, além da sede. 

Eron Bezerra acredita que no momento em que “a Ufam utilizar energia solar como fonte de energia elétrica estará sinalizando para a sociedade que isso é possível e viável. Ademais, o CCESF visa exatamente difundir essa tecnologia e torná-la acessível ao conjunto da sociedade, especialmente em comunidades isoladas”.

“Esse conjunto de projetos vai permitir que empreendedores privados instalem Usinas de Energia Elétrica para abastecer qualquer município do Amazonas, a um custo razoavelmente menor do que é comprado hoje; despendido para alimentar as usinas a base de óleo diesel”, completou o coordenador. 

Nessa primeira etapa, o atendimento será proporcional, mas, no futuro, a meta é que a Universidade seja inteiramente alimentada à base de energia solar.

Gradativamente, a Ufam pretende reduzir ao mínimo o uso do gerador, que é abastecido com óleo diesel que, além de muito caro é extremamente poluente, liberando dióxido de carbono (CO2). Com a instalação do parque solar no ICSEZ, a unidade vai reduzir consideravelmente gastos com energia paga.

 

Texto: Carlos Barros Monteiro e ASCOM

Fotos: Nilton de Souza Jacaúna júnior

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.