Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Vereador Babá Tupinambá apresenta demandas das famílias da Comunidade São Tomé do Mocambo do Arari

O parlamentar também apresentou um Projeto de Lei (PL) que inclui ação social na área indígena no calendário anual do município a ser realizada no dia 19 de abril, data em que se comemora o dia do índio.

Ao pronunciar-se na Sessão Ordinária deste dia 14 de junho, o Vereador Babá Tupinambá (PDT) apresentou um Projeto de Lei (PL) que inclui ação social na área indígena no calendário anual do município a ser realizada no dia 19 de abril, data em que se comemora o dia do índio. De acordo com o parlamentar, o povo indígena é parte importante na construção e formação da cultura brasileira.

“Tendo sua influência nos costumes, alimentação, língua, e na mistura da etnia do povo brasileiro. Tendo em vista que o povo indígena também precisa de mais atenção psicossocial e nada mais justo do que realizar uma ação social destinada exclusivamente a eles no dia 19 de abril a cada ano. Juntos vamos lutar por melhorias para os indígenas parintinenses”, afirmou.

Babá também apresentou cinco Requerimentos para beneficiar as famílias da Comunidade São Tomé do Mocambo do Arari, os quais foram aprovados por unanimidade pelo parlamento. O primeiro Requerimento solicita a reforma do Centro Social da comunidade. Segundo ele, a estrutura é bem antiga e precisa de reparos, pois está caindo, o teto está desabando e faltam algumas telhas.

O segundo Requerimento pede da Prefeitura Municipal de Parintins, junto ao SAAE e SEMOSP, a adaptação do Castelo da caixa d’água para suportar duas caixas d’água de 10 mil litros cada. Bem como pede a extensão da rede hidráulica de abastecimento de água.

A terceira propositura requer a construção de um Centro do Idoso na comunidade São Tomé do Mocambo do Arari. “Precisamos oferecer meios que possibilitem aos nossos idosos uma qualidade de vida melhor e que sejam atendidos mediante suas necessidades. Que possam ter momentos de atenção e lazer. Sendo uma forma de oferecer terapias, atividades físicas, orientações de saúde e entre outras atividades que ajudem no seu bem estar”, explicou.

O quarto Requerimento solicita da Empresa Amazonas Energia a troca de 3 (três) postes na referida comunidade. De acordo com ele, os moradores relataram a constante falta de energia, além do perigo que os postes apresentam, nos quais estão instalados os transformadores que fazem a distribuição de energia elétrica na comunidade.

“Os postes são de madeira e antigos, estão desgastados e caindo devido à estrutura antiga e com o peso dos transformadores. E pensando no bem estar e segurança dos amigos moradores da comunidade São Tomé – Mocambo do Arari, é que apresento as devidas demandas para que sejam solucionadas”, frisou.

No último Requerimento, Babá Tupinambá solicita a recuperação das estradas vicinais que interligam as comunidades São Tomé e São José, no Mocambo do Arari. “Tendo em vista que a principal fonte de renda do povo do interior do município de Parintins é a agricultura local. E os agricultores das comunidades São Tomé e São José – Mocambo do Arari sentem dificuldades no escoamento de seus produtos devido ao estado das estradas vicinais que não oferecem segurança aos mesmos. Precisamos viabilizar melhorias para os produtores rurais da nossa Parintins e oferecer cada vez mais suportes a esses pais de família que lutam diariamente pelo seu alimento”, destacou.

Planejamento

O Vereador Babá Tupinambá também comentou sobre a descida do nível das águas do Rio Amazonas. Dessa forma, demonstrou preocupação com a limpeza das ruas que foram atingidas pela cheia dos rios e que já podem receber serviços de melhorias. O parlamentar pede da Secretaria Municipal de Obras a elaboração de um planejamento de trabalho, a fim de evitar danos às famílias parintinenses com relação à lama, mal cheiro e entulhos nas vias públicas.

Texto: Mayara Carneiro
Foto: Simone Brandão

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.