Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Vereador Babá Tupinambá evidencia viagens feitas à zona rural e reuniões realizadas com Secretários Municipais

Na Semed, Babá Tupinambá reuniu com o Secretário Azamor Pessoa. No encontro, a Semed disponibilizou apoio e prioridade nas matrículas das crianças com autismo na rede pública municipal de ensino.

Ao pronunciar-se na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 17 de maio, o Vereador Babá Tupinambá (PDT) apresentou três Requerimentos para melhorar a qualidade de vida da população parintinense, bem como evidenciou as viagens feitas à zona rural e reuniões realizadas com os Secretários da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth).

O primeiro pedido solicita da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a construção de ponte de madeira nas áreas alagadas do Loteamento Teixeirão, desde a entrada principal no final da Rua 24 de Janeiro, do Bairro Itaúna II. “Os moradores solicitam a construção de uma ponte para que eles possam trafegar em segurança, pois para chegarem aos seus destinos e trabalhos, precisam enfrentar a água da enchente”, disse.

A pedido dos moradores do Loteamento Shangai, o segundo Requerimento requer da Prefeitura, através da Semosp, a manutenção do sistema de iluminação pública dessa área da cidade, e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que seja instalado o sistema de abastecimento de água potável para os moradores. “Segundo o Senhor José Venusto, há anos, mais de 30 famílias moram no local e vivem da bondade dos vizinhos que têm condições de construir poços artesianos. O local é escuro e não recebe assistência”, comentou.

O último pedido solicita da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a realização de uma vistoria técnica no terreno que foi designado para a instalação da Lixeira Pública do Distrito do Mocambo do Arari. A solicitação é uma demanda coletiva dos moradores e da diretoria da Agrovila.

Comunidade Rural da Brasília

Babá Tupinambá também enfatizou visita feita na Comunidade Rural da Brasília, juntamente com membros da Primeira Igreja Batista de Parintins. Segundo ele, a viagem faz parte da continuação do Projeto Água no Balde, onde entregaram 20 filtros para famílias que necessitam desse serviço.

Caburi e Mocambo

Nas Agrovilas de Caburi e Mocambo, o Vereador Babá Tupinambá representou a Câmara Municipal de Parintins nas reuniões promovidas pela Rede de Proteção, cuja finalidade é tratar sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Desse modo, o parlamentar destaca a importância de os pais darem mais atenção e redobrarem os cuidados com seus filhos, para acabar com essa situação.

Semed

Na Semed, Babá Tupinambá reuniu com o Secretário Azamor Pessoa. No encontro, a Semed disponibilizou apoio e prioridade nas matrículas das crianças com autismo na rede pública municipal de ensino. “Sabemos das dificuldades que há hoje em encontrar uma vaga para essas crianças, mesmo sabendo dos direitos que elas têm”, disse.  

Semasth

Ressaltou reunião com a Secretária da Semasth Zeila Cardozo e com a primeira-dama Mayra Dias, junto à Diretoria do Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá. De acordo com ele, a reunião teve como principal objetivo fortalecer o elo de parceria entre o IAPIN junto à Semasth.  

“Fiquei muito feliz enquanto cidadão parintinense, como Vereador e como membro da Diretoria do IAPIN ISADORA TUPINAMBÁ, ao ouvir as disponibilidades da Semasth em consonância com o Prefeito Bi Garcia. A Semasth abriu as portas para o IAPIN, disponibilizando: Equipe Técnica que trabalha com a inclusão social que atua no Núcleo de Apoio; Benefícios eventuais/mês para famílias TEA de baixa renda (prioridade); 01 dia na semana de atendimento Sócio-assistencial com uma equipe multidisciplinar; Auxiliar com a logística na busca ativa do público TEA na zona rural do município; Sala de estimulação com Hidroterapia 02 vezes na semana para o público TEA no Centro do Idoso; Ônibus adaptado para fazer o transporte dos autistas nos dias de hidroterapia, às pessoas que não têm transporte ou dificuldades de se locomover; Apoio com as Políticas Públicas do Município; Atendimento às famílias do IAPIN ISADORA TUPINAMBÁ com assistência do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PPA”, discorreu.

51 anos

Babá Tupinambá também agradeceu a Deus por mais um ano de vida, e aos familiares e amigos (as) pelas mensagens de felicitações. O parlamentar comemorou 51 anos de idade ontem, dia 16 de maio. 

 

Texto: Mayara Carneiro – Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Simone Brandão

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.