Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Vereador Massilon solicita audiência pública para debater assuntos relacionados ao surto da Doença de Haff em Parintins

Segundo o parlamentar, as informações que estão sendo repassadas à população, estão causando um afastamento do público consumidor do pescado, e em consequência disso, problemas na economia da cadeia produtiva do pescado.

O Vereador Massilon Medeiros Cursino (Republicanos), em Sessão Ordinária da Câmara Legislativa, nesta terça feira (14), atendendo solicitação da comunidade parintinense, solicita audiência pública para tratar de assuntos relacionados ao surto da Doença de Haff ou Rabdomiólise em Parintins, antes que o setor pesqueiro sofra um colapso na economia local.

Segundo o parlamentar, as informações que estão sendo repassadas à população, estão causando um afastamento do público consumidor do pescado, e em consequência disso, problemas na economia da cadeia produtiva do pescado. É importante que sejam passadas para a população, informações que esclareçam as causas da infecção e como prevenir, visto que especialistas garantem que a ocorrência dessa doença está relacionada à ingestão de alimentos contaminados por uma toxina encontrada no peixe.

Massilon sugere que, sejam convidados para debater o assunto, órgãos oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural, de Pesquisa e Extensão (Universidades e IFAM), Vigilância em Saúde, ADAF, Representantes dos Pescadores e dos Feirantes. O objetivo é encontrar alternativas que possam contribuir na identificação de possíveis componentes da cadeia alimentar que possam estar associados à doença. “É necessário, buscarmos orientações, junto aos órgãos de controle quanto as medidas preventivas de higiene durante a manipulação e preparo do pescado, assim como buscar alternativas que possam contribuir com economia do setor pesqueiro”. Finaliza o parlamentar.

 

Texto e foto: Assessoria

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.