Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Vereador Telo conclama agricultores e pecuaristas a participarem de cursos na Expopin

Como Presidente da Associação de Pecuaristas de Parintins (APP), lidera a organização da 35ª Expopin.

Em busca do desenvolvimento do Setor Primário, o vereador Telo Pinto (PSDB) sempre apresenta proposituras na Câmara de Parintins, onde atua como Presidente da Comissão voltada ao setor. Na sessão plenária nesta terça-feira (26/10), relatou sobre contatos com deputados federais e com Senador Omar Aziz (PSD) para conseguir emendas – seja para compra de sementes, adubo, calcário, até tratores – para apoio à produção agrícola.

Como Presidente da Associação de Pecuaristas de Parintins (APP), lidera a organização da 35ª Expopin. Frisou a responsabilidade de realizar a Feira, a qual envolve Ministério da Agricultura, Governo do Estado, Sepror, através do Idam, Adaf, ADS, e a Prefeitura de Parintins, com as Secretarias de Obras e de Produção. Ressaltou o comprometimento do Governo do Estado e da Prefeitura em apoiar e realizar um evento dessa magnitude.

Devido a parcerias com Embrapa, Sebrae, Sepror, Idam, Sempa, Ufam, Azam e Ifam o evento vai ofertar cursos e minicursos. “Tem cursos para criação de galinha caipira, para operador de máquina agrícola, para desenvolvimento da maniva, da mandioca, para cultura agrícola de fruticultura, hortaliças em Casas de Vegetação. São inúmeros cursos”, elencou.

Pontuou também sobre curso com apoio do deputado estadual Angelus Figueira (DC). “É um dos entusiastas do agro, iremos disponibilizar curso para pecuarista desenvolver na sua terra firme um tanque elevado, de ferro e cimento, no qual colocaremos 30 mil litros de água e cuidar de 84 larvas de pirarucu. A expectativa é que, dentro de um ano, de tratamento e alimentação desses pirarucus possamos tirar cerca de uma tonelada de pescado”, detalhou.

Com os cursos, pretende-se contribuir para diversificar as culturas agrícolas. “Esse é o interesse maior, não só da Associação de Pecuaristas, mas, enquanto parlamentar e Presidente do Setor Primário dessa Casa Legislativa. Quanto mais diversificarmos as culturas presentes nas propriedades do agricultor, do pecuarista, melhor será sua renda, porque irá conseguir captar recursos, ao longo do ano, nas mais variadas formas”, justificou.

Na tribuna da Câmara, lançou convite à participação de agricultores e pecuaristas de Parintins. “Eu sei que tem alguns, que já pela sua idade elevada, não conseguem participar ativamente das palestras, cursos e minicursos. Mas, mandem o filho, o neto, um parente ou até mesmo o seu trabalhador lá do campo para que possa adquirir conhecimento e que, assim, possa ajudar no melhoramento da sua propriedade, na sua renda, até mesmo no melhoramento da sua qualidade de vida”, conclamou.

Em conclusão, reafirmou a presença da Afeam no evento para disponibilizar recursos a serem investidos em melhoramento genético, compra de animais, compra de adubo, de insumo, de sementes, entre outros. Também informou sobre a instalação de uma Enfermaria no Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza, no período da Expopin para possíveis atendimentos em primeiros socorros.

 

Clely Ferreira/CMP

Foto: Simone Brandão

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.