Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Vereador Telo protocola solicitações de Programa Municipal de Aquisição de Sementes e Criação do Fundo Municipal do Setor Primário

Em se tratando de várzea, enalteceu a disponibilização de mais 13 unidades do Sistema Salta-Z. Dentre eles, pontuou que cinco já estão em fase de entrega.

Defensor de investimentos ao Setor Primário, o vereador Telo Pinto (PSDB) protocolou duas proposituras na Sessão Ordinária da Câmara de Parintins nesta terça-feira, 06 de abril. Criação do Programa Municipal de Aquisição de Sementes e Criação do Fundo Municipal do Setor Primário foram os pedidos aprovados por unanimidade pelos pares de Parlamento.

O Fundo proposto visa dar mais autonomia à Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa). Com a estruturação da pasta para aquisição de lanchas, carros, motocicletas e equipamentos de alta precisão vai possibilitar o desenvolvimento de ações de assistência técnica aos pequenos agricultores familiares das regiões mais distantes.

À Secretaria, em Indicação de nº 111/2021, sugeriu a Criação do Programa Municipal de Aquisição de Sementes de Ciclo Curto para as áreas de várzea. O objetivo é fomentar a formação de um banco de sementes de ciclo curto como alface, cebolinha, coentro, couve, maxixe, pepino, jerimum, melancia, milho e feijão a serem utilizadas pelos agricultores familiares em seus plantios após a descida do rio.

Em se tratando de várzea, enalteceu a disponibilização de mais 13 unidades do Sistema Salta-Z. Dentre eles, pontuou que cinco já estão em fase de entrega.

Ao fim de seu discurso, retomou temas referentes aos seus pedidos para atender a produção rural, em particular, a implantação do Centro de Inseminação Artificial para reprodução animal, cuja finalidade é a melhoria do rebanho local.

 

Clely Ferreira/CMP

Foto: Pedro Coelho

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.