Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Vereador Telo solicita Criação de Galeria de Arte para Artistas do Festival de Parintins

Outra pauta do legislador refere-se a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência em Parintins, que acontece de 21 a 24 de setembro.

“Desde que se tornaram parte do Festival Folclórico de Parintins, em 1965, os bumbás Caprichoso e Garantido vem mobilizando fortemente a cena artística local”. Com esta afirmação o vereador Telo Pinto (PSDB) iniciou a argumentação de sua proposta para a Criação de Galeria de Arte para Artistas do Festival de Parintins, em Indicação 438/2021 na sessão ordinária desta terça-feira, 21 de setembro.

Afirmou que embora tendo seu talento reconhecido, inclusive, fora dos limites do território parintinense, os artistas que trabalham nos bastidores da festa continuam, em seu ponto de vista, “insuficientemente valorizados, uma afirmação que se baseia na existência de realizações destes profissionais que não são acessíveis ao grande público ou tem seu valor reduzido ou mesmo ignorado”.

A proposta “deseja contemplar, realizações que exprimem processos criativos, elevado nível de inventividade, experimentações e todos outros ingredientes que fazem parte dos bastidores da festa e a tornam um dos espetáculos culturais mais importantes da contemporaneidade”. Mas, a proposta vai além, interessando-se também “pelos registros fotográficos e audiovisuais de obras que fizeram parte da cênica de Caprichoso e Garantido, como exemplares de figurinos e adereços emblemáticos que, por ventura, estejam em condições de exibição pública.

O parlamentar apresentou mais duas Indicações voltadas à Educação. Na primeira, solicita, a pedido de comunitários da comunidade Samaria – região da Valéria – a mudança do nome da Escola Municipal “Dr. Francisco Marques de Vasconcelos” para “Nelson Neres de França” (In Memoriam). Na segunda, requer a construção de uma passarela em frente à Escola Municipal São Sebastião, localizada na comunidade Brasília.

Outra pauta do legislador refere-se a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência em Parintins, que acontece de 21 a 24 de setembro. Elencou atividades como Show de Talentos com Minicircuito Cross; Miniatletismo e Esporte Radicais: Arborismo; Tirolesa; Passeio de Ônibus e Registros Fotográficos, entre outras. Parabenizou a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) por realizar a programação.

 

Clely Ferreira/CMP

Foto: Simone Brandão

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.