Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Vereadora Márcia Baranda indica a implantação de um centro de reabilitação pós Covid em Parintins

Márcia Baranda lembrou que no período de internação os pacientes recebem excelente acompanhamento dos fisioterapeutas no Hospital Jofre Cohen, contando com apoio da Samel, mas após a alta médica é fundamental que recuperem a capacidade ventilatória de forma rápida para retomar suas atividades.

A Implantação de um Centro de Reabilitação Pós-alta de COVID-19, no município de Parintins foi a indicação da vereadora Márcia Baranda (MDB) à Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Parintins, na sessão desta terça-feira na Câmara Municipal.

O Centro visa oferecer atendimento por uma Equipe Multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos e psicólogos, além de atendimento médico especializado para tratamento de sequelas da doença.
A parlamentar disse que devido ao aumento dos números de casos de COVID-19, sistema de saúde está sobrecarregado em todo país e o agravamento da doença também chama atenção, pois a necessidade de internação por longos períodos de tempos se faz necessária. Os pacientes que felizmente conseguem vencer a doença apresentam uma série de sequelas bastante significativas em diversos aspectos.

“São muitos os relatos de pessoas que apresentam complicações motoras, respiratórias e emocionais, como fadiga crônica, perdas de massa muscular ou atrofia muscular devido à internação hospitalar, alterações de sensibilidade, raciocínio lento, estresse pós-traumático, sequelas na voz, dificuldade de respiração, depressão e ansiedade, e até mesmo casos de pessoas que precisam retornar aos hospitais mesmo após a alta devido alguma outra sequela”, justificou a parlamentar.

Márcia Baranda lembrou que no
período de internação os pacientes recebem excelente acompanhamento dos fisioterapeutas no Hospital Jofre Cohen, contando com apoio da Samel, mas após a alta médica é fundamental que recuperem a capacidade ventilatória de forma rápida para retomar suas atividades.
“É preciso continuar reforçando as medidas de prevenção e buscar sempre o tratamento mais adequado da doença, se faz necessário um acompanhamento mais cuidadoso com os pacientes, principalmente as pessoas que foram acometidas pela forma mais grave da doença e que no período de pós-alta apresentam maiores complicações”, reforçou.

Com a Pandemia, muitos setores ficaram paralisados e ela atingiu de forma direta muitos trabalhadores, pais de família, geradores de rendas e isso também é uma fator que dificulta o tratamento de recuperação, pois os custos são muitos elevados com consultas especializadas, fisioterapia e outros tratamentos adequados para o restabelecimento de saúde dessas pessoas.

“Ressaltamos que essa indicação é essencial para a recuperação de pessoas que apresentam os vários tipos de sequelas pela COVID-19, entre esses pacientes estão: pessoas idosas, pessoas com comorbidades, que fazem parte do grupo de risco, além de muitos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos, profissionais que atuam na limpeza e manutenção de hospitais, que assim como os outros precisam se restabelecer por completo”, finalizou a vereadora.

 

Assessoria

Foto: Divulgação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.